quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Manual do Currículo Vencedor!

Um recrutador demora em media, 30 segundos para analisar um currículo. Saiba como prender a atenção dele por mais tempo – e receber propostas de emprego.


Seja conciso no campo “objetivo”. Não preencha esse campo com uma frase, mas com o nome do cargo que busca. “Os recrutadores fazem a busca por palavras-chave. Quanto mais direto você for, melhor, diz Luís Testa, diretor de marketing da Catho.

Preencha todos os campos. Os recrutadores podem usar filtros durante a pesquisa que excluem, por exemplo, quem não escreveu nada no campo “qualificações”. Curriculos completos são dez vezes mais visualizados.

O sistema de filtragem coloca em primeiro lugar currículos com mais expressões correspondentes ao termo buscado. Se o recrutador digitar “gerente de projetos em mídias sociais” aparecerá primeiro aquele que contiver todas essas palavras.

Cite todas as tecnologias e certificações que você domina. “Nomes de softwares ou de sistemas de programação são muito usados nos filtros de pesquisa”. Afirma Fernanda Chaves, estrategista de mídias sociais do Vagas.com.br. Evite abreviaturas, isso pode dificultar a busca.

Diferentemente do currículo de papel, que deve ser curto, a versão digital pode conter mais informações, como vivencia no exterior, artigos publicados e idiomas, pois é triado automaticamente.

Coloque todos os cursos que você fez e o nome completo da instituição. Muitos recrutadores fazem busca por faculdade.

Mantenha seus dados atualizados mesmo quando empregado.  Isso pode ajuda-lo a ser encontrado futuramente.

Use um e-mail que soe profissional: 76% dos recrutadores dispensam candidatos com e-mails considerados impróprios.
Revise, revise, revise. Um erro de ortografia ou digitação já faz 61% dos recrutadores desistir do candidato.

Se tiver um site com portfólio ou que mostre alguma realização sua inclua no currículo. Isso aumenta a credibilidade.


Retirado da Revista Você S/A – edição setembro 2013