terça-feira, 18 de setembro de 2012

Afinal, o que os headhunters avaliam em uma entrevista?


Entrevistas são momentos de avaliação, mas não pense que existem respostas certas ou erradas, como em uma prova onde o gabarito é entregue ao final do exame.




Entrevistas conduzidas profissionalmente são uma maneira de avaliar a aderência do profissional ao perfil que o headhunter busca.


Um processo seletivo começa antes da entrevista, com o que chamamos de alinhamento de perfil, que é –- de maneira didática -– uma reunião entre o headhunter e o futuro gestor do profissional a ser contratado. Neste momento são detalhados todos os conhecimentos e experiências requeridas para a posição.

Além disso, há outras perguntas importantes que ajudarão a definir quem será o profissional contratado, tais quais:

1)Esta posição é nova ou é uma reposição?
2)(se for uma reposição) Por que o profissional anterior não ficou na posição?
3)Alguém na equipe atual almejava esta posição? Ainda almeja? Poderá haver uma competição interna?
4)Como é o ambiente da empresa: formal ou informal? Muito ou moderadamente competitivo? Com muita ou pouca interface com o exterior? Com ou sem viagens freqüentes?
5)Carga horária exigida do executivo a ser contratado. Inclui finais de semana? Conferências com fuso horário de 10 horas ou mais?

Por isto que durante as entrevistas o headhunter, – além de checar conhecimentos técnicos e as passagens profissionais do profissional, –também faz perguntas de checagem de perfil. E elas não têm respostas certas ou erradas.

Pode ser que o cliente do headhunter busque um profissional informal, que posso viajar internacionalmente 60% do seu tempo e que goste de trabalhar em um ambiente interno altamente competitivo.

O headhunter poderá entrevistar profissionais que não querem frequentemente pegar voos para Taiwan em um Sábado ou Domingo à tarde, para estar na segunda realizando reuniões de negócios.
É possível ainda entrevistar profissionais que não gostam de trabalhar em ambientes extremamente informais. Outros ainda preferem ambientes de alta cooperação a de competição interna.

E mesmo podendo ser excelentes profissionais, eles não serão considerados para a posição em questão porque o perfil deles não está alinhado ao que o cliente quer.

Por isto, se você busca um emprego “com a sua cara” e no qual você vai “adorar trabalhar”, é melhor ser o mais transparente e verdadeiro possível com o headhunter em sua entrevista.

Assim, com maior probabilidade, ele lhe apresentará para um cliente cujas necessidades são os seus anseios profissionais.

BOA SORTE!!